Na manhã desta quarta-feira (25), a presidente do Democratas Mulher Bahia, Íris Azi, e a vice-presidente do órgão, Mabel Amaral, estiveram reunidas para alinhar as próximas etapas do Programa de Aceleração de Lideranças Femininas do Estado.

A ideia do projeto é criar estímulos à atuação política e ao protagonismo de mulheres. A proposta tem como principal foco o desenvolvimento de habilidades de liderança, a fim de consolidar a ideia de que a política é um caminho necessário para a transformação da realidade social do nosso país.

Para a presidente do DEM Mulher na Bahia, é imprescindível criar espaço para que lideranças femininas possam desempenhar funções públicas e participar da política de maneira ativa e consistente.

A proposta prevê ciclos de debates sobre o tema “Elas Decidem: Liderança e Protagonismo Feminino nas Cidades”, e a capacitação de dirigentes com técnicas de organização de redes de apoio, formando canais de comunicação diretos com as mulheres dos municípios baianos.

Ainda de acordo com o projeto, o DEM Mulher Bahia vai trabalhar para despertar a ambição política das mulheres baianas, e guiar a construção do capital político das participantes.

Programa Nacional de Fortalecimento de Lideranças Femininas

O projeto estadual da Bahia é construído como um apêndice do Programa Nacional de Fortalecimento de Lideranças Femininas, que será lançado no próximo dia 30, durante o Encontro Nacional do Mulher Democratas 2021.

O objetivo é identificar potenciais candidatas no âmbito dos estados, e validar um processo de formação personalizado de acordo com o nível de capital político e as chances de êxito eleitoral de cada liderança.

O Encontro Nacional será realizado das 19h às 21h, pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas até o dia 29. O link de acesso será enviado para o e-mail cadastrado após a confirmação da inscrição.